segunda-feira, 30 de maio de 2011

Gripada. Volta imunidade, vooooolta.

Post rapidinho hoje. To na maior gripe e não consigo ficar nem com o zóinho aberto. A imunidade baixa, com o humor do cão, mais pré TPM, mais obra, mais frio  = Gripão.
Isso sem contar do estress da mastectomia, a cirurgia foi marcada para marcada para dia 7. Ainda bem que outra não farei, haja visto que não terei mais peitos para tal...
Aliás, estou sem peito pra muita coisa. Cansadinha...
Mas o que fazer? Esperar e confiar.
Vou indo, quando acabar a espirradeira, volto. beijos

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma gaúcha em minha vida. Adoroooo.

Eu tinha esse blog antes do diagnóstico, mas nunca entrei na blogosfera oncológica, como professora , procuarava idéias para aulas, projetos e tudo mais. Mas quando adoeci, eu fiquei sozinha e a única maneira de exteriorizar minha dor foi o blog, e conheci tanta gente, Bibi , com que fiz parceria no blog Dos nossos limões. Fico lá e cá, conhecendo pessoas maravilhosas, titãs (como diria minha saudos Eliane Furtado), gente guerreira, que não tem a vergonha de ser feliz, de sentir medo e reconhecer isso.
Eu tive tanto medo nestes meses de tratamento, tive esperanças, alegrias de quase ver tudo acabar, a decepção de ter que recomeçar. E não teria conseguido se tivesse me fechado, bendita blogosfera! 
Quero que todos sintam-se abraçados e amados, mas quero pedir licença pra dar um recado a uma pessoa em especial. Eu nada sei dela, a não ser seu nome e de sua generosidade e carinho sempre presente aqui ou nos nossos limões. Não sei seu rosto,  é uma amiga carinhosa presente em muitos blogs amigos, mas curiosamente ela não tem um. Devia, ia ser uma delicia visita-la sempre como faz conosco.Seu nome? Vera do Sulllll.
Gaúcha inteligente,adorável mesmo. Em meu ultimo post ela comentou:

Olá!
Nos juntemos em orações para nós mesmas, uma dando força a outra..... O que fazer se fomos escolhidas?????
Estarei operando a reincidiva de Ca de ovário ,no dia 1 de junho, é a terceira cirurgia.
Estou triste.
Bjs 

Foi a primeira vez em tantos meses que li ela falar de sí. Uma reincidiva de ca no ovário, terceira cirurgia. Antes de dizer de sua tristeza, me deu a força de sempre, porque sabia que também com medo e triste  estou, desta segunda mastectomia. 
Sim querida Vera, oremos umas pelas outras e pelos que não tem a benção de ter quem orem por eles. Oremos para que Deus nos acolha em seu colo, que nossa mãe Maria nos embale e aplaque o sentimento de medo e tristeza, que não é falta de fé, não é negativismo, não é se fazer de vítima, não é fraqueza, não é desesperança, é só medo, um sentimento, não tão bom, mas sentimento. 
Vera, me tocou tanto seu comentário, porque senti a sua tristeza na minha. Eu quis abraça-la, te dar um beijo, dizer que rezo por nós,  mas como? se tu não me tem um blog? Como eu sei que sempre vem aqui, ta aqui meu beijo e meu agradecimento por sua presença tão presente em minha vida.

Fica triste não. Escolhidas ou não, a tristeza não nos faz bem, estamos vivas, estamos juntas. Força e fé!


sábado, 21 de maio de 2011

Eles estão morrendo câncer, com fome e dor...

ALARMANTE: Câncer mata de 4 a 6 pacientes por semana em Ariquemes 
Na manhã desta quinta-feira (19) mais um paciente de câncer veio a óbito em Ariquemes. Esta tem sido a dura rotina da equipe do Centro de Internação Domiciliar (CID) do município. De acordo com a coordenadora do CID, Janete Henrique Costa, a média é de quatro a seis mortes por semana por causa da doença. “De janeiro para cá mais de 30 pacientes já morreram com câncer. Só hoje recebemos outros dois com a doença: um que mora no bairro União I e outro no BNH. E assim vem sendo o nosso dia a dia, uns vem chegando e outros morrendo”, conta.
A maior preocupação, de acordo com a coordenadora, é com a dor constante e a fome dos pacientes que, segundo ela, já vêm de Barretos desenganados dos médicos sem mais alternativas de tratamento. “Por isso, a única coisa que temos a fazer por eles é que morram em paz, mas como a maioria dos pacientes é de famílias que não têm condições de bancar as despesas com medicação para tirar a dor e o alimento especial que sacia a fome deles, temos ainda este agravante: eles estão morrendo de câncer, com fome e dor”, lamenta.
O problema já foi apresentado ao governador do Estado Confúcio Moura (PMDB) através do presidente da Câmara Municipal de Ariquemes, vereador Valmir Francisco dos Santos (Val do PT), comunicado à Representação de Saúde do Estado e ao município, mas conforme Janete, “até agora, ninguém tomou uma providência. Eles continuam morrendo de câncer, com fome e dor”, insiste, clamando sensibilização do Poder Público no sentido de ajudar esses pacientes.
Pesquisa
Além desta prioridade, outra preocupação, segundo Janete, é descobrir as causas de câncer no município. “O número de casos assusta e precisamos descobrir porque esta doença está matando tantos ariquemenses”, observa.
Em discurso na última sessão da Câmara de Ariquemes, Val, que quer encabeçar uma campanha em favor da causa falou sobre uma pesquisa divulgada nacionalmente que mostra que um dos causadores de câncer pode ser os agrotóxicos. “Sem sabermos as causas não conseguiremos um combate e o câncer poderá se transformar em uma epidemia no município”, disse, acrescentando que “as campanhas feitas até agora em Ariquemes ainda são tímidas, mas a doença não, está se alastrando. A cada semana estamos perdendo vários ariquemenses para ela”, lamentou.
Pedindo à parte, o vereador Enoque Nunes apoiou a realização da pesquisa e exemplificou a necessidade citando o caso do irmão dele que sempre trabalhou com agrotóxicos na lavoura e acabou sendo contagiado pelo câncer.
Val acrescentou que no ano passado testemunhou uma pessoa burrifando veneno na frente de uma escola. “E pensei, e dentro da escola pode ter um professor de biologia falando sobre os microorganismos que afetam nossa saúde. Somos nós que temos a responsabilidade de garantir no presente, a vida saudável às gerações futuras”, disse ao falar sobre a necessidade de extinguir o uso de agrotóxicos.
O apoio a pesquisa também já foi feito ao governador Confúcio pelo vereador Val, mas até agora, o estado ainda não oficializou a parceria para execução deste trabalho.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

4.1 chegando. Viva!!!!

Depressão pré aniversário, voces conhecem? Eu sempre tive, mas me curei ano passado, fiz até festa de niver de 4.0, kkkk. O cancer faz maravilhas, agora aniversariar é uma benção, ainda mais quando se tem uma reincidiva.
Este ano, meu 6 de junho vai ser provavelmente num no hospital, porque o oncologista vai marcar minha mastectomia. A segunda, e ultima já que não terei mais peitos a retirar né, kkkk
Fiz o 4º ciclo da quimio, mas ela não está mais fazendo o tumor regredir, por isso não tem porque esperar a cirurgia, na quarta dia 25 vamos marcar e ver se será preciso tirar o ovário.
estes ultimos dias foram de muitas perdas, uma amiga perdeu o filho de 3 anos com cancer no cerebro e foi muito triste ve-la enterrar o filho, ao mesmo tempo muito bonito a fé dela, a certeza que Deus fez o melhor a ela e ao Vinicius, isso me fez agradecer mais uma fez por ser eu.
Mas num to achando graça de ficar despeitada. Se bem que será quase uma cirurgia de correção, ficarei nivelada...
Tinha um tempo que até pensava seriamente em reconstrução, mas sabe que não me preocupo mais, quero é que isso acabe logo e eu possa voltar a minha nada facil mole vida... Mas minha vida

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Qualquer coisa ajuda...



Uma lei aprovada nesta terça-feira, 10, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, exigirá a colocação de etiquetas em roupas íntimas que alertem para a realização de exames preventivos.
Nas cuecas, a etiqueta terá como público alvo homens com mais de 40 anos e ressaltará a necessidade de realizar o exame de prevenção ao câncer de próstata. Nas calcinhas, o texto deverá advertir as mulheres sobre a importância do uso de preservativos e da realização do exame de detecção do câncer de colo de útero. Já nos sutiãs, o aviso colocará a necessidade do autoexame dos seios como forma de detectar o câncer de mama.
O projeto original foi proposto em 2009 pelo ex-deputado Barbosa Neto. O texto segue agora para sanção presidencial. A relatora, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), apresentou parecer favorável à constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do projeto.

sábado, 7 de maio de 2011

Coisas que a nossas Mães diziam e faziam. E funcionavam


Uma forma que hoje é condenada pelos educadores e psicólogos, mas funcionou com as gerações anteriores.
Talvez se não tivessem mudado tanto, o nosso mundo estivesse melhor.
A minha Mãe ensinou-me a valorizar o sorriso.
-"Responde-me de novo ou levas nos dentes!"
A minha Mãe ensinou-me a Rectidão.
-"Eu ajeito-te nem que seja preciso uma carga de porrada!"
A minha Mãe ensinou-me a dar valor ao trabalho dos outros.
-"Se tu e o teu irmão querem matar-se, vão para fora, acabem de limpar a casa!"
A minha Mãe ensinou-me a Lógica e a Hierarquia.
-"Porque eu digo que é assim!
   Ponto final!
   Quem é que manda aqui!"
A minha Mãe ensinou-me o que é Motivação.
-"Continua a chorar que eu vou dar-te uma razão verdadeira para chorar!"
A minha Mãe ensinou-me a Contradição.
-"Fecha a boca e come!"
A minha Mãe ensinou-me sobre Antecipação.
-"Espera só até que o pai chegar a casa!"
A minha Mãe ensinou-me sobre Paciência.
-"Calma! Quando chegarmos a casa vais ver!"
A minha Mãe ensinou-me a enfrentar os desafios.
-"Olha para mim, e responde quando te fizer uma pergunta!"
A minha Mãe ensinou-me sobre raciocínio lógico.
-"Se caires dessa árvore vais partir o pescoço e eu ainda te dou uma sova!"
A minha Mãe ensinou-me Medicina.
-"Deixa de revirar os olhos menino, podes apanhar uma corrente de ar que te vai deixar vesgo para toda a vida!"
A minha Mãe ensinou-me sobre o Reino Animal.
-"Se não comeres essas verduras, os bichos da tua barriga vão comer-te a ti!"
A minha Mãe ensinou-me Genética.
-"És igualzinho ao teu pai!"
A minha Mãe ensinou-me acerca das minhas raizes.
-"Pensas que nasceste numa familia rica é?!"
A minha Mãe ensinou-me sobre a sabedoria da idade.
-"Quando tiveres a minha idade, vais entender e já será tarde demais."
A minha Mãe ensinou-me sobre Justiça.
-"Um dia terá filhos e eles vão fazer contigo o mesmo que tu  comigo, ai vais ver o que é bom!"
A minha Mãe ensinou-me Relegião.
-"Reza para que essa mancha saia do tapete!"
A minha Mãe ensinou-me o beijo do esquimó.
-"Se voltas a escrever de novo, eu esfrego o teu nariz contra a parede!"
A minha Mãe ensinou-me o contorcionismo.
-"Olha só essa orelha, que nojo!"
A minha Mãe ensinou-me a Determinação.
-"Vais ficar ai sentado até comer tudo o que tens no prato!"
A minha Mãe ensinou-me habilidades como ventriloco.
-"Não resmungues, cala essa boca e diz-me porque é que fizeste isso?!"
A minha Mãe ensinou-me a ser objectivo.
-"Eu corrijo-te de uma só vez!"
A minha Mãe ensinou-me a escutar.
-"Se não baixas o volume, eu vou ai e part esse rádio!"
A minha Mãe ensinou-me a ter gosto pelos estudos.
-"Se eu for ai e não tiveres terminado a lição, espera para saber!"
A minha Mãe ensinou-me a coordenação motora.
-"Agora arruma todos os brinquedos, apanha um por um!"
A minha Mãe ensinou-me os números.
-"Vou contar até dez, se esse vaso não aparecer ainda levas uma sova!"



terça-feira, 3 de maio de 2011

Luto

Era costume, acordar e ler as postagens dela, sempre inteligentes, bem humoradas, otimistas diante da doença que a 5 anos a perseguia.
Ontem ela se foi. Eliane Furtado, jornalista, mas acima de tudo uma guerreira, uma titã diante dessa luta que também eu faço parte.
Hoje, mal humorada, por ter que ficar na cama a dias, por causa da quimio e uma gripe, fui procurar por um post dela, que a dias não fazia, que alegria ver que havia, mas que triste ver que era a noticia a qual nenhuma de nós queria ler. Lili se foi. Coincidência ou não, seu companheiro Akita Shiro, morreu um dia antes, como que para não ver sua partida, ou para chegar antes e deixar tudo pronto a sua dona.


Brava guerreira, durante os últimos 5 anos Eliane nos mostrou o que é ser forte. Forte de verdade! Como só os grandes guerreiros são diante de um inimigo poderoso e cruel.

Gonçalves Dias escreveu e Eliane adorava recitar:

“Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.”...




Que Deus a acolha e que os familiares e amigos sejam acalentados nesse momento de dor.


o blog dela
http://sentencaourenovacao.blogspot.com/


entrevista ao Oncoguia
http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=65&id=612&menu=6