segunda-feira, 4 de julho de 2011

Amizade. Se os animais sentem falta, o que dizer de nós?


Amigas, não briguem, mas lembrei de voces quando li, ri muito e tive que concordar com a sensibilidade bovina.

Por motivos óbvios, eu nao paro de produzir leite em caso de estress, mas se ficar sem net e sem noticias eu piiiiro...

Vera, manda noticias viu? 


Vaca produz mais leite ao lado de suas 'melhores amigas'

Estudo mostra que animal sofre de estresse ao ser separado de seu grupo social, com efeitos negativos na produção de leite e sistema imunológico

Mesmo que breve, a separação de 'vacas amigas' pode resultar em estresse e produção menor de leite
Mesmo que breve, a separação de 'vacas amigas' pode resultar 
em estresse e produção menor de leite  (Thinkstock)
Um estudo da pesquisadora Krista McLennan, da Universidade Northampton, no Reino Unido, demonstra que vacas não apenas têm boas amizades como também sofrem de estresse ao serem separadas das 'melhores amigas' – mesmo que por um curto período de tempo. Este desequilíbrio emocional poderia influenciar de forma negativa a produção de leite. 
Sabe-se que bovinos, em geral, gostam de formar grupos sociais bem delimitados. Para entender até que ponto estes animais poderiam ser influenciados por algum indivíduo deste círculo social, Krista separou os animais e mediu os níveis cardíacos e do hormônio cortisol, uma resposta ao estresse, enquanto elas estavam completamente isoladas ou ao lado de uma ‘nova colega’ conhecida apenas 30 minutos antes. 
Os resultados mostram que vacas ficam menos estressadas se estão ao lado de suas ‘amigas’. A informação, segundo Krista, poderia encorajar fazendeiros a observar os grupos e pares formados pelo rebanho, já que tanto a produção de leite como a propensão a doenças estão associadas ao nível de estresse dos animais.

2 comentários:

  1. Olá Queridona!
    O frio aqui está DEMAIS.....
    Estou bem da cirurgia e já posso começar as quimios. Hoje já levo os exames e talvez já comece amanhã.... Serão 6 sessões a cada 21 dias, com todos os sintomas que já conhecemos bem.... Mas é o que tem pra hoje. Muito embora o meu tumor tivesse 1,8cm e 0,8g de tecido maligno,com bordas livres lavagem abdominal negativa e ganglios negativos para malignidade DEVO fazer as quimios.... Meu onco diz que com Ca de ovário não se brinca. Tinha muita esperança de fazer algo mais suave, qual nada é
    "ferro na boneca"....
    Sei que vc também esta enfrentado como gente grande tudo o que está acontecendo. Vamos segurar na mão de Deus e pedir para que Nossa Senhora vá na frente.
    Bjs de saúde para NÓS.

    ResponderExcluir
  2. OLá!
    Como os exames deram bons começo hoje as quimios. Espero não sofrer tanto quanto as outras vezes, pq o fator frio é uma dor a mais.
    Confinaça e Fé sempre, mas orações são sempre bem vindas.
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por contribuir.