domingo, 18 de julho de 2010

O olhar, a palavra o outro...



Estes dia lia no blog de uma amiga do peito, é assim que nos chamamos, mulheres que como eu lutam contra um câncer, e que nos encontramos por Orkut e blog, amizades que a adversidade uniu e das quais quero, quando sair desta, porque vou sair, continuar.

Minha amiga Cris, descrevia sobre o,olhar do outro... Quando li imediatamente me identifiquei, vou reproduzir as palavras dela:

“O outro, quem seria esse outro? Será que parte de nós mesmos? Quando o outro me olha com seu olhar por vez penetrante me faz muitas vezes recuar e uma mistura de medo, rejeição e dor se apossa de mim.
Muitas vezes sinto vontade de sair sem máscaras ( no caso entendam lenço na cabeça)livre, mas poucas vezes consegui, pois o olhar do outro me deixa envergonhada, é como se eu tivesse que dar uma explicação para o meu estado( careca) diferenciado da normalidade ou do que a sociedade aprova como bonito. Acabo ficando irritada e desistindo. Aí eu penso, poxa além de tudo tenho que disfarçar e não chocar a ninguém?

Vou te contar que já senti isso muitas vezes . Eu devo estar chocando muita gente, inchada, careca, sem sobrancelhas e cílios, olheiras, estilo Tio Chico, eu reconheço.Mas hoje foi um pouco pior... Além do olhar, as palavras também podem ferir tanto... Mais complicado ainda quando elas se referem a você e quem ouve é sua filha. A dor da cria da gente, por ouvirem falar da mãe, dói ainda mais. Quanto a mim, aprendi a relevar, a sofrer e levantar, a ferir-se e se curar , a ficar chateada com tudo isso, mais ainda comigo mesmo por me deixar chatear, com tanta coisa com que me preocupar, leucócitos, plaquetas, imunidade, quimio,

mastectomia, e eu me pensando em olhar, no dizer do outro?

Difícil ser humana, ser mulher em TPM, mãe, paciente...Difícil viver, lutar pela vida.

Quer um conselho? Ele não é meu, é do Pe. Fábio de Melo, me acalentou tanto...Espero que a você também:

Só dê ouvidos a quem te ama, repito. (...) Há muitos que carregam o fardo permanente da irrealização porque não se tornaram capazes

de esquecer a palavra maldita, o insulto agressor. Por isso repito: só dê ouvidos a quem te ama. Não se ocupe demais com as opiniões de pessoas estranhas. Só a cumplicidade e conhecimento mútuo pode autorizar alguém a dizer alguma coisa a respeito do outro.

Ando pensando no poder das palavras. Há palavras que bendizem, outras que maldizem. Descubro cada vez mais que Jesus era espe

cialista em palavras benditas. Quero ser também. Além de bendizer com a palavra, Ele também era capaz de fazer esquecer a palavra que amaldiçoou. Evangelizar consiste em fazer o outro esquecer o que nele não presta, e que a palavra maldita insiste em lembrar.
Quero viver para fazer esquecer... Queira também. Nem sempre eu consigo, mas eu não desisto. Não desista também. Há mais beleza em construir que destruir.
Repito: só dê ouvidos a quem te ama. Tudo mais é palavra perdida, sem alvo e sem motivo santo.
Só mais uma coisa. Não te preocupes tanto com o que acham de ti. Quem geralmente acha não achou nem sabe ver a beleza dos avessos que n
em sempre tu revelas. O que te salva não é o que os outros andam achando, mas é o que Deus sabe a teu respeito.

Deus sabe o quanto me esforço pra viver tudo isso!

3 comentários:

  1. Ah! Lilian! Que lindo o que vc escreveu para mim! Lindo demais! Gosto muito do Pe Fábio, li muito de seus livros, tudo que vc fala aqui é verdadeiro, temos que ouvir a quem nos ama, eles sim tem cumplicidade e vivência para falar.Mas, vc sabe que as vezes estamos tão carentes que ficamos esperando do outro algo que ele não nos pode dar. OBRIGADA amida de peito! Vc me ajuda muito com suas palavras tão lindas! Vou seguir esse blog, não sabia da existência dele! Fica com Deus e boas semana! BJSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vim espiar o teu blog, sou a Vera da Erechim, gostei, vc escreve sobre fatos que acontecem conosco durante as quimios.Tenha certeza, depois de tudo isso ter passado voltamos ao normal e com compreensão dos nossos companheiros tb guerreiros ( por nos apoiar)temos a nossa vida de volta. Tenha uma boa noite.

    ResponderExcluir
  3. Pena Vera vc nao deixar como te responder. Mas se vc promete que eu vou ter minha vida de volta eu acredito, beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por contribuir.