sábado, 7 de maio de 2011

Coisas que a nossas Mães diziam e faziam. E funcionavam


Uma forma que hoje é condenada pelos educadores e psicólogos, mas funcionou com as gerações anteriores.
Talvez se não tivessem mudado tanto, o nosso mundo estivesse melhor.
A minha Mãe ensinou-me a valorizar o sorriso.
-"Responde-me de novo ou levas nos dentes!"
A minha Mãe ensinou-me a Rectidão.
-"Eu ajeito-te nem que seja preciso uma carga de porrada!"
A minha Mãe ensinou-me a dar valor ao trabalho dos outros.
-"Se tu e o teu irmão querem matar-se, vão para fora, acabem de limpar a casa!"
A minha Mãe ensinou-me a Lógica e a Hierarquia.
-"Porque eu digo que é assim!
   Ponto final!
   Quem é que manda aqui!"
A minha Mãe ensinou-me o que é Motivação.
-"Continua a chorar que eu vou dar-te uma razão verdadeira para chorar!"
A minha Mãe ensinou-me a Contradição.
-"Fecha a boca e come!"
A minha Mãe ensinou-me sobre Antecipação.
-"Espera só até que o pai chegar a casa!"
A minha Mãe ensinou-me sobre Paciência.
-"Calma! Quando chegarmos a casa vais ver!"
A minha Mãe ensinou-me a enfrentar os desafios.
-"Olha para mim, e responde quando te fizer uma pergunta!"
A minha Mãe ensinou-me sobre raciocínio lógico.
-"Se caires dessa árvore vais partir o pescoço e eu ainda te dou uma sova!"
A minha Mãe ensinou-me Medicina.
-"Deixa de revirar os olhos menino, podes apanhar uma corrente de ar que te vai deixar vesgo para toda a vida!"
A minha Mãe ensinou-me sobre o Reino Animal.
-"Se não comeres essas verduras, os bichos da tua barriga vão comer-te a ti!"
A minha Mãe ensinou-me Genética.
-"És igualzinho ao teu pai!"
A minha Mãe ensinou-me acerca das minhas raizes.
-"Pensas que nasceste numa familia rica é?!"
A minha Mãe ensinou-me sobre a sabedoria da idade.
-"Quando tiveres a minha idade, vais entender e já será tarde demais."
A minha Mãe ensinou-me sobre Justiça.
-"Um dia terá filhos e eles vão fazer contigo o mesmo que tu  comigo, ai vais ver o que é bom!"
A minha Mãe ensinou-me Relegião.
-"Reza para que essa mancha saia do tapete!"
A minha Mãe ensinou-me o beijo do esquimó.
-"Se voltas a escrever de novo, eu esfrego o teu nariz contra a parede!"
A minha Mãe ensinou-me o contorcionismo.
-"Olha só essa orelha, que nojo!"
A minha Mãe ensinou-me a Determinação.
-"Vais ficar ai sentado até comer tudo o que tens no prato!"
A minha Mãe ensinou-me habilidades como ventriloco.
-"Não resmungues, cala essa boca e diz-me porque é que fizeste isso?!"
A minha Mãe ensinou-me a ser objectivo.
-"Eu corrijo-te de uma só vez!"
A minha Mãe ensinou-me a escutar.
-"Se não baixas o volume, eu vou ai e part esse rádio!"
A minha Mãe ensinou-me a ter gosto pelos estudos.
-"Se eu for ai e não tiveres terminado a lição, espera para saber!"
A minha Mãe ensinou-me a coordenação motora.
-"Agora arruma todos os brinquedos, apanha um por um!"
A minha Mãe ensinou-me os números.
-"Vou contar até dez, se esse vaso não aparecer ainda levas uma sova!"



4 comentários:

  1. E nós agradecemos muito a elas por terem nos ensinado tudo isso e mto mais!! rsrs Adorei o texto!! Mil bjssss

    ResponderExcluir
  2. eu amo este texto, tive uma mãe assim, e muitas vezes me vejo fazendo isso, essas contrariedades de mae...

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Pois é, a minha mãe me mandava buscar varinha para me bater e se eu corresse ela batia mais..... Não acho que é o certo mas, é o que tinha naquele tempo. Nunca usei destes expedientes para educar os meus filhos,mas como dizem "tudo o que não mata,nos faz mais fortes".... E eu estou aqui....
    este texto retrata os nossos tempos rsrsrsrsrs.
    Bjs
    feliz dia das mães hoje muito mais modernas...

    ResponderExcluir
  4. ...É, mãe é mãe em qualquer região, latitude. Graças a Deus. Um bjo minha querida amiga.

    ResponderExcluir

Obrigada por contribuir.