sábado, 21 de maio de 2011

Eles estão morrendo câncer, com fome e dor...

ALARMANTE: Câncer mata de 4 a 6 pacientes por semana em Ariquemes 
Na manhã desta quinta-feira (19) mais um paciente de câncer veio a óbito em Ariquemes. Esta tem sido a dura rotina da equipe do Centro de Internação Domiciliar (CID) do município. De acordo com a coordenadora do CID, Janete Henrique Costa, a média é de quatro a seis mortes por semana por causa da doença. “De janeiro para cá mais de 30 pacientes já morreram com câncer. Só hoje recebemos outros dois com a doença: um que mora no bairro União I e outro no BNH. E assim vem sendo o nosso dia a dia, uns vem chegando e outros morrendo”, conta.
A maior preocupação, de acordo com a coordenadora, é com a dor constante e a fome dos pacientes que, segundo ela, já vêm de Barretos desenganados dos médicos sem mais alternativas de tratamento. “Por isso, a única coisa que temos a fazer por eles é que morram em paz, mas como a maioria dos pacientes é de famílias que não têm condições de bancar as despesas com medicação para tirar a dor e o alimento especial que sacia a fome deles, temos ainda este agravante: eles estão morrendo de câncer, com fome e dor”, lamenta.
O problema já foi apresentado ao governador do Estado Confúcio Moura (PMDB) através do presidente da Câmara Municipal de Ariquemes, vereador Valmir Francisco dos Santos (Val do PT), comunicado à Representação de Saúde do Estado e ao município, mas conforme Janete, “até agora, ninguém tomou uma providência. Eles continuam morrendo de câncer, com fome e dor”, insiste, clamando sensibilização do Poder Público no sentido de ajudar esses pacientes.
Pesquisa
Além desta prioridade, outra preocupação, segundo Janete, é descobrir as causas de câncer no município. “O número de casos assusta e precisamos descobrir porque esta doença está matando tantos ariquemenses”, observa.
Em discurso na última sessão da Câmara de Ariquemes, Val, que quer encabeçar uma campanha em favor da causa falou sobre uma pesquisa divulgada nacionalmente que mostra que um dos causadores de câncer pode ser os agrotóxicos. “Sem sabermos as causas não conseguiremos um combate e o câncer poderá se transformar em uma epidemia no município”, disse, acrescentando que “as campanhas feitas até agora em Ariquemes ainda são tímidas, mas a doença não, está se alastrando. A cada semana estamos perdendo vários ariquemenses para ela”, lamentou.
Pedindo à parte, o vereador Enoque Nunes apoiou a realização da pesquisa e exemplificou a necessidade citando o caso do irmão dele que sempre trabalhou com agrotóxicos na lavoura e acabou sendo contagiado pelo câncer.
Val acrescentou que no ano passado testemunhou uma pessoa burrifando veneno na frente de uma escola. “E pensei, e dentro da escola pode ter um professor de biologia falando sobre os microorganismos que afetam nossa saúde. Somos nós que temos a responsabilidade de garantir no presente, a vida saudável às gerações futuras”, disse ao falar sobre a necessidade de extinguir o uso de agrotóxicos.
O apoio a pesquisa também já foi feito ao governador Confúcio pelo vereador Val, mas até agora, o estado ainda não oficializou a parceria para execução deste trabalho.


2 comentários:

Obrigada por contribuir.